sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Egito Livre, Festa do Povo

Amigos

É um momento histórico no Egito:

Com o anúncio de renúncia do presidente egípcio, Sr. Hosni Mubarak, nesta sexta-feira, dia 11/2, levou milhares de pessoas à total euforia na capital, Cairo, e em outras cidades do Egito. Reunidos na Praça Tahrir, que virou símbolo dos protestos de 18 dias consecutivos pela renúncia do líder egípcio, centenas de milhares de manifestantes explodiram em gritos de emoção com a notícia.

Sr. Hosni Mubarak, de 82 anos, estava no poder desde 1981. O oposicionista Sr. Mohamed El Baradei, Prêmio Nobel da Paz de 2005 e ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, reagiu à informação dizendo: Este é o melhor dia da minha vida. O país foi libertado.

Manifestações de alegria, cânticos e o agitar de bandeiras são as notas predominantes na Tahrir. Em toda a capital egípcia era possível ouvir carros buzinando em celebração após o anúncio ser feito pelo vice-presidente egípcio, Sr. Omar Suleiman, na TV nacional, em em rede nacional.

A renúncia é o triunfo pacífico do povo do Egito, a queda do injusto regime de Mubarak representa a passagem principal e o começo de um longo caminho, disse o porta-voz da organização islâmica Irmandade Muçulmano Egípcio, Sr. Mohammed Mursi.

A concentração em Tahrir se prevê que seja em massa, pois a praça já está abarrotada e são milhares as pessoas que se dirigem neste momento para ali andando, correndo ou em carro, sem deixar de gritar e de tocar as buzinas dos veículos. O povo fez cair o regime e O povo e o Exército são um, eram alguns dos lemas mais gritados pela multidão que tentava ter acesso à praça.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/.

Lúcio Solano

Nenhum comentário: