sábado, 18 de abril de 2009

O Ateu é um Cético ou um Agnóstico?

Leitores

Para quem não sabe ainda, agora ficará sabendo, não que eu fique por aí gritando para todos os cantos, que sou, não por pressão, mas sim por opção, ateu com convicção. Preservo-me, pois vivo em um país extremamente cristão, ao fanatismo. Quem é Ateu é visto de forma diferente, estranha, duvidosa!

Esclareço que entre meus irmãos, que são 9, só eu se declara Ateu. Minha querida e maravilhosa mama é Cristão. Portanto nasci e cresci em berço do Cristianismo, de forma justa e muito amado. Todos nós somos muito unidos, e, Talvez, por causa disco, até mesmo, tenho tamanha tranquilidade para escrever sobre o tema em tela.


Primeiramente, por favor, não confundam, no Brasil existe, em massa, uma única religião, o Cristianismo, mais de 90% são Cristões. Evagélicos, Católicos, Espiritas e outros que tem Jesus como pilar são Cristões. Os ateus são poucos.

Agora me diga, tu que és Cristão, não estranhas um Ateu falando assim abertamente! É disto que falo no meu primeiro parágrafo. Entendam, não estou aqui querendo explicar o porquê do meu Ateísmo, nem querendo adesões, mas como Ateu me sinto obrigado a me defender quando me rotulam. Dizem que como Ateu que sou então sou um Cético, um Agnóstico, uma tantas outras coisas que prefiro me restringir aos dois primeiros.

Agora, por favor, não definam o que é um ateu, pois o motivo que me levou a escrever este texto é justamente isto. O que é um Ateu? Nós que somos Ateus não temos definição padrão, não existe consenso. Não existe nem Igreja. Não existe grupo de Ateus...

Então vamos logo ao tema do texto,
Ceticismo, o cético, por definição, amplamente divulgada, é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza a respeito da verdade. Verdade!!!! Que absurdo. Quem está falando aqui em verdade ou mentira! Está definição é um droga! Quem é Ateu não tem nada haver com isso, esqueçam, apaguem de suas memórias, redefinam Ceticismo, por favor, logo, já está sem tempo para isto.

Agnosticismo, definido como alguém que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Por favor, não confunda questões de existência com convicções, tu, que tens alguma religião, como o Cristianismo, tens alguma dúvida de tuas convicções????? E por que o Ateu teria?????? Entendam, suplico, quem é Ateu não tem dúvida nem questionamento. Resolução de problema, é uma questão, resolvê-la ou não, é um problema, já estamos questionando-a. O grande motismo de quem é Cristão é justamente responder a questão, da existência, se existe ou não, o Deus, provadamente, cientificamente, matematicamente, alguma coisa ...camente, claro que tudo no sentido do positivamente, para que os Ateus entendam de um vez por toda que a verdade é outra (verdade, lembrei do Cético).


Portanto, em nenhuma momento, de um Ateu, verás, o mesmo, nem falando sobre verdade e nem sobre questionamentos. Não estamos Ateus pois já sabemos todas as repostas. Não somos (os Ateus) as repostas as suas dúvidas. Nem queremos que os não Ateus respondam nossas dúvidas. Não sabemos as verdades da vida. Somos Ateus, cada um, na sou forma, vivendo, amando, fazendo amigos não Ateus, poucos amigos Ateus, andando normalmente, respirando o mesmo ar que todos nós seres humanos respiram. Vivendo. Escrevendo em blogs.

Quem derá, eu, Ateu, pudesse descrever o que é um Ateu aqui, mas me coloco a inteira disposição para todos que quiserem conhecer um, um amigo, um irmão, um amigo, ou não.
Bem, portanto, na minha ignorante visão, Ateu que sou, definitivamente, um Ateu não é nem Cético e nem Agnóstico.

Um forte abraço, Lúcio Solano

Um comentário:

Bruno Diego disse...

Na verdade me sinto encantado quando conheço um Ateu. Não pq ele acredita ou deixa de acreditar em algo ou alguém, mas pq somos diferentes.
Sou Cristão/Católico praticante, conheço bem a minha religião e tento fazer minha parte, com este algoritmo, para ajudar transformar a humanidade numa sociedade mais solidária com seus semelhantes pelo menos.
São dois papéis:
1 - Espiritual no qual conecto minha existência na crença de uma outra existência maior e criadora de toda existência existente para crescimento e amadurecimento, busca da sabedoria.
2 - Social no qual pratico tudo o que aprendo no primeiro papel na esperança de contribuir para seu crescimento espiritual, cultural, científico (porque não?), filosófico, teológico, tecnológico e tantas "logias" quanto posso contribuir, gerando um estado de maturidade e plenitude da alma à qual costumam chamar de 'Felicidade'.
PS.: Não preciso ser Cristão para isso. Mas preciso disso para ser Cristão.
Respeitosamente,

Bruno Pereira