quarta-feira, 1 de abril de 2009

Regulamento do Basquete nos Bairros da FPB

Senhores

A
FEDERAÇÃO PARAENSE DE BASQUETE tem a honrar de apresentar o REGULAMENTO DO BASQUETE NOS BAIRROS DA FPB 2009.


Patrocinado pelo:









Incentivado pela:

Através da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense
Nº 7850 de 17 de outubro de 1997 da Prefeitura Municipal de Belém





Apoiado pela:








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REGULAMENTO DO BASQUETE NOS BAIRROS DA FPB 2009

Art. 1. - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem toda a realização do Basquete nos Bairros da FPB 2009, organizado pela Federação Paraense da Basketball - FPB (http://www.fpabasket.com.br/), patrocinado pelo Banco do Estado do Pará - BANPARÁ (http://www.banparanet.com.br/) e com apoio da Associação Moradores do Souza - AMOS.

Art. 2. - O Basquete nos Bairros da FPB 2009 tem como objetivo principal a confraternização, a solidariedade, a fraternidade e o entretenimento dos cidadãos que não participam atualmente de círculos contemporâneos de clubes e os ambientes de competições oficiais das Federações Estaduais de Basquete e da Confederação Brasileira de Basquete. Desta forma, privilegia o atleta do basquete com a elevação da sua auto-estima, pois reforça a integração e a melhoria da qualidade de vida dos atletas do basquete, mesmo para aqueles que não estejam em atividade profissionalmente.

Art. 3. - Este evento é uma continuação do campeonato realizado pela AMOS em 2008.

Art. 4. - As inscrições serão feitas na FPB através da apresentação de Ficha de Inscrição própria e padronizada, já disponibilizada, devidamente entregue no endereço Rua Paes e Souza, 424-A, Guamá, 66075-030 - Belém - Pará ou enviada para o endereço eletrônico (e-mail) fpbpa@yahoo.com.br ou secretaria@fpabasket.com.br. O canal oficial de comunicação do referido evento é através do site oficial da FPB em http://www.fpabasket.com.br/.

Art. 5. - Cada equipe inscreverá no máximo 20 (vinte) atletas.
Parágrafo 1º - A efetiva inscrição só se dará mediante a entrega da Ficha de Inscrição juntamente com a apresentação da Taxa de Inscrição.
Parágrafo 2º - Cada equipe não inscreverá atletas especiais.
Parágrafo 3º - O atleta especial é aquele com participação em no mínimo uma partida em campeonatos estaduais, ou regionais ou nacionais, organizados tanto pelas Federações Estaduais de Basquete quanto pela Confederação Brasileira de Basquete, durante os anos de 2007, 2008 e 2009.
Parágrafo 4º - Para esclarecimentos, informamos que mesmo os atletas que tenham participado em equipes regulamentadas ou instituídas como convidadas também serão considerados atletas especiais e sujeitos a obediência do caput deste artigo assim como todos os seus parágrafos.
Parágrafo 5º - Cada equipe inscreverá no mínimo 2 (dois) atletas nascidos no ano de 1991 ou depois. A categoria será novato.
Parágrafo 6º - Cada equipe inscreverá opcionalmente mais 4 (quatro) atletas, além dos 2 (dois) obrigatórios do parágrafo anterior, nascidos no ano de 1991 ou depois. A categoria também será novato. Estas 4 (quatro) vagas não poderão ser preenchidas por atletas da categoria livre, limitada no parágrafo seguinte.
Parágrafo 7º - Cada equipe inscreverá no máximo 14 (quatorze) atletas nascidos no ano de 1990 ou antes. A categoria será livre.
Parágrafo 8º - Obrigatoriamente na 2ª Fase, em cada partida, no mínimo 2 (dois) atletas novatos constaram dentro os 12 (doze) atletas da súmula, aptos a participarem da partida, sendo que durante a realização da partida em no mínimo 2 (dois) quartos inteiros, também é obrigatória, a presença de no mínimo 1 (um) atleta novato em cada quarto. Ficará a cargo da equipe de arbitragem facultar a presença do novato em casos de extrema dificuldade física e motora do mesmo.
Parágrafo 9º - Será aceita inclusão de novo atleta no mínimo 72 (setenta e duas) horas antes do início da 2ª Fase, desde que não ultrapasse o limite máximo informado e estabelecido no caput deste artigo, e a organização tenha sido devidamente avisada.
Parágrafo 10º - Será aceita alteração de atleta no mínimo 72 (setenta e duas) horas antes do início da 2ª Fase, desde que não ultrapasse o limite máximo informado e estabelecido no caput deste artigo, e a organização tenha sido devidamente avisada.
Parágrafo 11º - Atletas que tenham participado na 1ª Fase de equipes eliminadas poderão ingressar em equipe que tenha obtido sua classificação para 2ª fase. Atletas que estejam inscritas em equipes que tenham obtido classificação para 2ª Fase não trocarão mais de equipe.
Parágrafo 12º - A partir da 2ª Fase é obrigatória a participação de cada atleta constante na súmula em no mínimo 1 (um) quarto inteiro, sob pena de derrota por WxO da sua equipe caso isto não ocorra. Portanto todos os atletas inscritos para a partida devem atuar efetivamente durante um quarto inteiro.

Art. 6. - Cada atleta apresentará em todas as partidas, um documento de identidade original com foto, válido em todo território nacional.

Art. 7. - No masculino serão quatro fases. 1ª Fase, Seletiva, é eliminatória dentro de cada 1 (um) dos 5 (cinco) pólos que serão criados, sendo realizadas em confrontos diretos através de eliminatórias simples, sairão os 2 (dois) primeiros colocados de cada pólo para próxima fase. 2ª Fase, Classificatória, é classificatória com 2 (dois) grupos de 6 (seis) equipes cada, todos contra todos no mesmo grupo, sairão os 2 (dois) primeiros colocados de cada grupo para próxima fase. 3ª Fase, Semifinais, com apenas 2 (duas) partidas, é preparatória com confrontos entre o 1º colocado de um grupo contra o 2º do outro grupo. 4ª Fase, Finais, é finalizadora onde teremos duas partidas decisivas do evento, uma entre os vencedores e outra entre os perdedores da fase anterior.
Parágrafo 1º - A Tabela completa será apresentada no dia do Congresso Técnico. Na 1ª Fase as equipes serão preferencialmente agrupadas por bairro e região, e poderá haver redistribuição caso haja disparates nos números de equipes por pólo, desta forma se procurará distribuir uniformemente as equipes pelos pólos, mantendo a quantidade de equipes por pólo homogênea. Já na 2ª Fase haverá sorteio para distribuição das equipes pelos grupos, com exceção das indicadas no parágrafo seguinte.
Parágrafo 2º - As equipes, campeã e vice, da edição de 2008, competição realizada pela AMOS, terão vagas garantidas na 2º Fase, as quais são AMOS e Val-de-Cans, portanto estas não participarão da 1ª Fase e serão, cada uma delas, cabeça de chave de cada um dos grupos da 2ª Fase, não participando do sorteio.
Parágrafo 3º - Cada atleta participará de só, e somente só, 1 (um) único pólo da 1ª Fase.

Art. 8. - No feminino a quantidade de fases será decidida após a confirmação do volume de equipes inscritas.

Art. 9. - As infrações disciplinares dos componentes de uma equipe serão penalizadas de acordo com a gravidade do ocorrido e aplicadas pela coordenação das partidas, constituída pela comissão organizadora.
Parágrafo único - O atleta que for desqualificado (expulso) em uma partida estará automaticamente suspenso na próxima partida de sua equipe.

Art. 10. - Será eliminado do Campeonato da Fraternidade do Basquete 2009, o componente da equipe que cometer uma infração grave, como: agredir física e/ou moralmente os árbitros, adversários, componentes da sua equipe ou qualquer pessoa que esteja representando autoridade no local da partida.

Art. 11. - Haverá uma tolerância de 15 (quinze) minutos para início da primeira partida de cada rodada, findo os quais, a equipe ausente será considerada perdedora por W x O. As partidas subseqüentes não terão tolerâncias.

Art. 12. - As partidas, no feminino, terão períodos e tempos decididos após a confirmação do volume de equipes inscritas.

Art. 13. - As partidas, no masculino, da 1ª Fase terão a duração de 30 (trinta) minutos corridos, divididos em 2 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos cada, parando apenas nas pedidas de tempo e nos arremessos livres, onde só terão 1 (uma) pedida de tempo para cada período, o intervalo entre os dois períodos será de 2 (dois) minutos. 2ª, 3ª e 4ª Fases serão de períodos normais com intervalos normais, parados, conforme regra oficial.

Art. 14. - As equipes deverão estar devidamente uniformizadas a partir da 2ª Fase, com camisetas padronizadas e numeradas, bermudas ou shorts com cores padrões, sendo obrigatório o uso de tênis e meias.

Art. 15. - A modalidade será regida pelas regras oficiais do esporte, salvo exceções contidas neste regulamento.

Art. 16. - Os casos omissos serão julgados em caráter de urgência, pela Coordenação Geral das partidas.

Art. 17. - O órgão máximo deste evento é o Congresso Técnico.

Art. 18. - A Coordenação Geral do evento será composta pelos membros abaixo:
1. Luís Eduardo Lopes Sena, Diretor da FPB;
2. Marcelo Pereira do Nascimento, da equipe de elaboração do projeto;
3. Lúcio Eduardo Solano Reis, representante do BANPARÁ (patrocinador);
4. Antônio Walmir Fiock da Silva Júnior, Presidente da FPB.

Art. 19. - Premiação será de troféus e de medalhas para os 2 (dois) primeiros colocados gerais.

Art. 20. - A taxa de inscrição será de 1 (um) kit de cesta básica fornecida pelos grandes supermercados da região metropolitana de Belém, a qual será distribuída para alguma entidade filantrópica próxima ao pólo em que a referida equipe participará.

Art. 21. - Critérios de desempate, na 2ª Fase, de classificação, são:
1. Maior Pontos Averange (é o número de cestas - pontos do placar - a favor dividido pelo número de cestas sofridas);
2. Maior saldo de cestas (é o número de cestas - pontos do placar - a favor menos o número de cestas sofridas);
3. Confronto direto;
4. Número de vitórias;
5. Sorteio.

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